quinta-feira, 2 de julho de 2009

O que é o Fórum de Comunidades Tradicionais?


É um espaço de fortalecimento e articulação, criado em julho de 2007 na região sul do Estado do Rio de Janeiro e norte de São Paulo, onde as comunidades se reúnem para discutir questões comuns, tais como: o território, turismo, educação, cultura, pesca, agricultura, agroecologia, mercado solidário, etc.

É um movimento de base comunitária onde as comunidades da região trocam experiências e juntas, buscam soluções para os problemas enfrentados.



O Fórum facilita nossa articulação em rede, consolidando nossa organização política e é aberto à participação de todas as comunidades tradicionais da região abrangendo Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Ubatuba (SP).

Constitui um importante instrumento para o reconhecimento dos direitos dessas comunidades e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, conforme dispõe o decreto 6040, de 7 de fevereiro de 2007, que tem como principal objetivo:

“promover o desenvolvimento sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, com respeito e valorização à sua identidade, suas formas de organização e suas instituições.”

Como começou...

Problemas comuns às comunidades, tais como:

• Especulação imobiliária – ameaçando os territórios;
• Turismo de forma desordenada - gerando impactos ambientais e sociais;
• Pouco acesso aos serviços de saúde e educação (principalmente para jovens);
• Dificuldade de comercialização principalmente de produtos da agricultura e da pesca.

Assim, surgiu a necessidade e a iniciativa de se reunir, discutir encaminhamentos e buscar soluções - desde projetos comuns até discussões nos conselhos municipais e regionais existentes.

Como são nossas reuniões?

• Reuniões ordinárias mensais e extraordinárias;
• A cada vez, em uma comunidade diferente - possibilita a troca de experiências e as pessoas conhecem mais de perto a realidade umas das outras.
• Socializamos discussões que estão acontecendo nos Conselhos, expomos idéias e opiniões, refletimos, debatemos e fazemos encaminhamentos.
• Procuramos também fazer uma atividade conjunta de troca e valorização de saberes e de confraternização - mutirões, manifestações culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário